quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Francisco nasceu em Aljustrel, Fátima, no dia 11 de Junho de 1908 e foi baptizado em 20 de Junho de 1908.

Francisco era meigo, simples, humilde, paciente, muito calmo, gostava de viver em paz com toda a gente os dois irmãos gostavam de andar na companhia da sua prima Lúcia, que morava perto. O Francisco de sete anos , e a Jacinta de 6 anos eram dois irmãos que muito se amavam. Estavam muito tempo juntos , brincavam e bailavam .
Eram para a Lúcia os mais queridos primos . Quando a Lúcia recebeu dos seus pais , Sr . António dos Santos e a Dona Maria Rosa , a obrigação de levar todos os dias as ovelhas para o campo , a Jacinta e o Francisco pedira também aos seus pais ,
o Sr. Manuel Marto e a Dona Olímpia , que os deixassem ir juntos .
Como seria bom passar e a brincar e a jogar nos bosques ! A Jacinta e o Francisco eram muito diferentes um do outro . O Francisco era um rapaz de olhar decidido , mas muito amável e obediente . O pai orgulhava – se da vivacidade do filho .
Parecia não ter medo de nada . Enfrentava com valentia a noite cerrada , por mais atemorizante que fosse , enquanto outros rapazes da mesma idade se arrepiavam diante da escuridão da Serra . Gostava de apanhar cobras e lagartos pelo rabo para os lançar à agua e vê – los , saírem a nadar . Era muito paciente com os outros , não se metia em confusões nem se alterava quando se alguém se apoderava do que lhe pertencia . Ao observá – lo a brincar , o Sr. Marto pesava para consigo : - Ah , que homem dará este meu filho ! A Jacinta , não fossem os mesmos olhos castanhos escuros , a boca bem feita , a mesma curva delicada das faces , ninguém diria que era irmã de Francisco . Os desejos de Francisco eram fácies de entender .

Sem comentários: