terça-feira, 19 de agosto de 2008

CRONOLOGIA DE FÁTIMA




JACINTA

A Jacinta nasceu a 11 de Março de 1910. Foi logo baptizada no dia 19, dia de S. José.
A Jacinta , pelo contrário , queria tudo com apaixonada existência ; parecia desejar tudo já , agora e para sempre . Quando resolveu ser pastora como a Lúcia , não deu mais sossego à mãe , Dona Olímpia , que autorizou somente para se ver livre dos pedidos da filha . Contudo , ao mesmo tempo , a menina sabia ser meiga e boa .
A sua maior alegria era , depois do jantar , ir ver as estrelas surgirem no céu e contá – las até serem tão numerosas que era obrigada a desistir . Mas , o que mais queria , no entanto . era fazer a primeira Comunhão . Sonhava era receber no seu coração Aquele “ Jesus escondido” que amava mais que tudo no mundo .
Uma vez a Jacinta foi com a mãe à procissão do Corpo de Deus e ficou encantada .
A partir desse dia , sempre que estava no prado , afastava – se acolhia braçadas de flores e atirava – as à Lúcia , para repetir o que vira os anjinhos fazerem com Nossa Senhora na procissão . Como a Lúcia , a Jacinta queria também entregar seu coração só a Jesus . Um dia quando jogavam “ às prendas” ( um jogo que consiste em dar – se ordens para serem compridas ) a Lúcia ordenou – lhe que desse três abraços e três beijos ao primo João que estava sentado ao seu lado . Ao que a Jacinta respondeu com as faces encarnadas – Isso não ! Manda – me outra coisa . Porque não me mandas beijar aquele Cristo , que está pendurado na parede ?
- Está bem . Sobe naquela cadeira , traz o Crucifixo e , de joelhos , dá – lhe três beijos . – A Nosso Senhor dou todos os que quiseres .E correu para cumprir a ordem . Também o Francisco e a Jacinta gostavam especialmente da prima Lúcia .
Todas as tardes ,viam – se os três a saírem pelos campos de Aljustrel , entre olivais e azinheiras , numa roda contínua de brincadeiras e de música :
Jogavam vários jogos “ das prendas” , ao Botão , botão , quem apanhou o botão ? e o outro se chamava “passa ,passa anelzinho” . Quando se cansavam , a Lúcia contava – lhes histórias religiosas ou de fadas , cavaleiros e princesas encantadas . Entre todas a que mais impressionava Jacinta era a da Paixão de Nosso Senhor Jesus e a rezar no Horto das Oliveiras . Às vezes também rezavam o terço , mas tinham um tal desejo de logo brincar que abreviavam a oração . Em cada conto do terço , dizia – se somente “ Ave Maria” e respondia – se “ Santa Maria , Amem” . E logo saiam a correr entres as pedras dos campos da Serra D ` Aire .

Sem comentários: