sábado, 12 de maio de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA




em 12/13 , 1982 – O Papa João Paulo II , vem em Peregrinação a Fátima agradecer o ter escapado com vida um ano antes na Praça S. Pedro , e de joelhos , consagra a Igreja , os Homens e os Povos , com menção velada da Rússia , ao Imaculado Coração de Maria .


Milagre de Maria.
Durante a visita a vida de João Paulo II a Fátima , na noite do dia 12 de Maio de 1982 , no final da procissão das velas , ao aproximar – se do altar instalado em frente da Basílica , a vida do Papa foi mais uma vez ameaçada . Juan Fernandez Khron , um padre de 33 anos e com distúrbios psicológicos , avançou contra ele armado com uma faca , mas foi detido a tempo pelos seguranças , o Papa o perdoou .
O episodio que deixou mais visível a devoção Mariana do Papa João Paulo II foi ao ser atingido pelo tiro a primeira coisa que disse foi “ Maria minha Mãe”. Mais tarde afirmaria que só não morreu por um verdadeiro Milagre , intercedido pela Virgem de Fátima , cuja a data litúrgica era comemorada exactamente no dia 13 de Maio de 1982 . Um ano depois , o Papa veio ao Santuário de Fátima em Portugal agradecer .
Ao sair , deixou sobre o altar a bala retirada do seu corpo, a bala encontra – se na coroa de N. S. de Fátima no Santuário de Fátima .

IMAGEM DE NOSSA SENHORA

Em 1920 chega a Imagem de Nossa Senhora , obra do escultor de arte sacra , José Ferreira Thedim , segundo orientações da Irmã Lúcia . Com 1 metro de altura , foi esculpida em cedro do Brasil para depois ser Benzida na Igreja Paroquial de Fátima , a 13 de Maio de 1920 , pelo então Pároco Pe . Manuel Bento Moreira , e colocada na Capelinha a 13 de Junho desse mesmo ano . Mas só em 13 de Outubro de 1921 é aqui permitido celebrar Missa pela primeira vez . Foi dinamitada a 6 de 1922 , e reconstruída . Em 1982 um vasto alpendre tendo sido inaugurada aquando da visita do Papa João Paulo II a 12 de Maio desse ano . Em 1988 foi forrada em madeira de pinho , proveniente da Rússia , escolhida pela sua durabilidade e leveza . A Capelinha original , sujeita a pequenas reparações efectuadas ao longo dos anos , mantém os traços de uma ermida popular .

Sem comentários: