sábado, 21 de abril de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA


Texto original do Terceiro Segredo de Fátima e explicação do Cardeal Ratzinger

Terceira parte do segredo de Fátima , revelado no dia 13 de julho de 1917 aos três pastorzinhos na Cova de Iria - Fátima e transcrito pela Irmã Lúcia em 3 de janeiro de 1944 . Tornou-se público pelo Secretário de Estado, Cardeal Ângelo Sodano, em 13 de maio de 2000.
"Escrevo em obediência a Vós , meu Deus, que o ordenais por meio de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Leiria e da Santíssima Mãe vossa e minha. " Depois das duas partes que já expus , vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais ao alto um Anjo com uma espada de fogo na mão esquerda ; centelhando emitia chamas que parecia que iam incendiar o mundo ; mas se apagavam a contato com o esplendor que Nossa Senhora irradiava com sua mão direita, disse com forte voz : Penitência ! Penitência ! Penitência ! E vimos em uma imensa luz que é Deus : `algo semelhante a como as pessoas se vêem em um espelho quando passam diante dele ' a um Bispo vestido de Branco ' tivemos o pressentimento de que fosse o Santo Padre ' . Também a outros bispos , sacerdotes , religiosos e religiosas subir uma montanha íngreme , cujo cume havia uma grande Cruz de madeiras toscas como se fosse de carvalho com a casca , o Santo Padre , antes de chegar a ela , atravessou uma grande cidade em meio a ruínas e meio tremulante com passo vacilante, pesaroso de dor e pena , rezando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho ; chegado em cima do monte , prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz , foi morto por um grupo de soldados que dispararam vários tiros de arma de fogo e flechas ; e do mesmo modo morreram uns após os outros os homens e mulheres de diversas classes e posições . Sob os dois braços da Cruz havia dois Anjos cada um deles com uma jarra de cristal na mão , nas quais recolhiam o sangue dos Mártires e regavam com ele as almas que se aproximavam de Deus ".

Comentário Teológico do Cardeal Joseph Ratzinger

O comentário Teológico do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé está dividido em três partes : Revelação pública e revelações particulares , seu lugar teológico ; A estrutura antropológica das revelações privadas ; Uma tentativa de interpretação do segredo de Fátima .
1) " O termo 'revelação pública ' designa a ação reveladora de Deus destinada a toda a humanidade , que encontrou sua expressão literária nas duas partes da Bíblia : o Antigo e o Novo Testamento . Chama-se ' revelação ' porque nela Deus deu-se a conhecer progressivamente aos homens , até o ponto de tornar-se ele mesmo homem , para atrair para si e para reunir em si todo o mundo por meio de seu Filho encarnado , Jesus Cristo. Em Cristo Deus disse tudo , quer dizer, manifestou-se a si mesmo e portanto , a revelação concluiu com a realização do mistério de Cristo que encontrou sua expressão no Novo Testamento ". 2) A " revelação particular " , ao contrário , " refere-se a todas as visões e revelações que tem lugar uma vez terminado o Novo Testamento ; é esta categoria dentro da qual devemos colocar a mensagem de Fátima . A autoridade das revelações particulares - prossegue o Cardeal Ratzinger - é essencialmente diversa da única revelação pública : esta exige nossa fé ". A revelação particular, ao contrário , "é uma ajuda para a fé , e se manifesta como crível precisamente porque remeta à única revelação pública ".
Citando o teólogo flamenco E . Dhanis, o prefeito para a Fé afirma que " a aprovação eclesiástica de uma revelação particular contém três elementos : mensagem em questão não contém nada que vá contra a fé e os bons costumes ; é lícito torná-lo público e os fiéis estão autorizados a dar-lhe em forma prudente a sua adesão ". "Uma mensagem assim pode ser uma ajuda válida para compreender e viver melhor o Evangelho no momento presente ; por isto não se deve descartar . É uma ajuda que é oferecida , mas que não é obrigatório fazer uso da mesma " O Cardeal Ratzinger sublinha também que " a profecia no sentido da Bíblia não quer dizer predizer o futuro , mas explicar a vontade de Deus para o presente o qual mostra o reto caminho para o futuro ". A parte mais importante do Comentário Teológico está dedicado a " uma tentativa de interpretação do segredo de Fátima ". Do mesmo modo que a palavra chave da primeira e da Segunda parte do " segredo " é a de " salvar almas ", a " palavra chave deste 'segredo ' é o tríplice grito : ' Penitência ! Penitência ! Penitência ! '. Vem a mente o começo do Evangelho : " paenitemini et credite evangelio " (Mc 1,15) . Compreender os sinais dos tempos significa compreender a urgência da penitência , da conversão e da fé . Esta é a resposta adequada ao momento histórico , que caracterizava por grandes perigos e que serão descritos nas imagens sucessivas . Me permito inserir aqui uma lembrança pessoal : em uma conversa comigo , Irmã Lúcia me disse que lhe era cada vez mais claro que o objetivo de todas as aparições era o de fazer crescer sempre mais na fé , na esperança e na caridade . Todo o resto era somente para conduzir a isto ".
3) Depois , o prefeito da Congregação para a Fé passa a vista às "imagens" do segredo . " O anjo com a espada de fogo à direita da Mãe de Deus lembra imagens análogas às do Apocalipse . Representa a ameaça do juízo que incumbe sobre o mundo . A perspectiva de que o mundo poderia ser reduzido a cinzas em um mar de chamas , hoje não é considerada absolutamente pura e fantasia : o próprio homem preparou com suas invenções a espada de fogo ". "A visão mostra depois a força que se opõe ao poder de destruição : o esplendor da Mãe de Deus , e proveniente sempre dele, a chamada à penitência . Deste modo é sublinhado a importância da liberdade do homem : o futuro não está determinado de um modo imutável , e a imagem que as crianças viram não é um filme antecipado do futuro , do qual nada poderia mudar . Em realidade , toda visão tem lugar somente para chamar a atenção sobre a liberdade e para dirigi-la em uma direção positiva . (...) Seu sentido é o de mobilizar as forças da mudança para o bem . Por isso estão totalmente fora de lugar as explicações fatalísticas do " segredo " que dizem que o atentador do 13 de maio de 1981 teria sido definitivamente um instrumento da Providência . (...) A visão fala mais dos perigos e do caminho para salvar-se dos mesmos ".
Passando às seguintes imagens , " o lugar da ação - explica o cardeal Ratzinger - aparece descrito em três símbolos : uma montanha escarpada , uma grande cidade em meio a ruínas , e finalmente uma grande cruz de troncos rústicos . Montanha e cidade simbolizam o lugar da história humana : a história como custosa subida para o alto , a história como lugar da humana criatividade e da convivência , mas que ao mesmo tempo como lugar das destruições , nas quais o homem destrói a obra de seu próprio trabalho (...) Sobre a montanha está a cruz , meta e ponto e orientação da história . Na cruz a destruição se transforma em salvação ; levanta-se como sinal da miséria da história e como promessa para a mesma ". "Aparecem depois aqui pessoas humanas : o Bispo vestido de branco ( 'tivemos o pressentimento de que fosse o Santo Padre ' ) , outros Bispos , sacerdotes , religiosos e religiosas e , finalmente , homens e mulheres de todas as classes e estratos sociais . O Papa parece que precede aos outros , tremendo e sofrendo por todos os horrores que o redeiam . Não somente as casas da cidade estão em meio a ruínas , mas que seu caminho passa no meio dos corpos dos mortos . O caminho da Igreja se descreve assim como uma via crucis , como caminho em um tempo de violência , de destruições e de perseguições . Nesta imagem, não se pode ver representada a história de todo um século . Do mesmo modo em que os lugares da terra estão sinteticamente representados nas duas imagens da montanha e da cidade , e estão orientados para a cruz , também os tempos são representados de forma compacta ". " Na visão podemos reconhecer o século passado como século dos mártires , como século dos sofrimentos e das perseguições contra a Igreja , como o século das guerras mundiais e de muitas guerras locais que encheram toda a sua Segunda metade e fizeram experimentar novas formas de crueldade . No ' espelho ' desta visão vemos passas os testemunhas de fé de decênios ". O prefeito da Congregação da Doutrina da Fé afirma também que na via crucis deste século " a figura do Papa tem um papel especial . Em sua fadigosa subida à montanha podemos encontrar indicados com segurança juntos diversos Papas , que começando por Pio X até o Papa atual compartilharam os sofrimentos deste século e se esforçaram para avançar entre eles pelo caminho que leva à cruz . Na visão também o Papa é morto no caminho dos mártires . Não poderia o Santo Padre , quando depois do atentado de 13 de maio de 1981 fez-se levar o texto da terceira parte do ' segredo ', reconhecer nele seu próprio destino ? Teria estado muito próximo das portas da morte e ele mesmo explicou ter sido salvo com as seguintes palavras : ' foi uma mão materna a que guiou a trajetória da bala e o Papa agonizante deteve-se no umbral da morte ' (13 de maio de 1994) . Que 'uma mão materna ' tenha desviado a bala mortal mostra mais uma vez que não existe um destino imutável , que a fé e a oração são poderosas , que podem influenciar na história e , que ao final , a oração é mais forte que as balas , a fé mais potente que as divisões ". A conclusão do segredo , prossegue o cardeal Ratzinger , " lembra imagens que Lúcia pode ter visto em livros piedosos , e cujo conteúdo deriva de antigas intuições de fé . É uma visão consoladora , que quer tornar maleável pelo poder salvador de Deus uma história de sangue e lágrimas . Os anjos recolhem sob os braços da cruz o sangue dos mártires e regam com ela as almas que se aproximam de Deus . O sangue de Cristo e o sangue dos mártires estão aqui considerados juntamente : o sangue dos mártires flui dos braços da cruz . Seu martírio se realiza de maneira solidária com a paixão de Cristo e se converte em uma só coisa com ele ". "A visão da terceira parte do segredo tão angustiosa em seu início , conclui com uma imagem de esperança : nenhum sofrimento é vão e , precisamente uma Igreja sofredora , uma Igreja de mártires , converte-se em sinal orientador para a busca de Deus por parte do homem (...)
do sofrimento dos testemunhas deriva uma força de purificação e de renovação, porque é atualização do próprio sofrimento de Cristo e transmite no presente sua eficácia salvífica ". O que significa em seu conjunto (em suas três partes) , o "segredo " de Fátima ?, foi perguntado por último ao Cardeal Ratzinger . "Antes de tudo devemos afirmar como o cardeal Sodano : ' os acontecimentos aos que se refere a terceira parte do 'segredo ' de Fátima parecem pertencer já ao passado '. Na medida em que se refere a acontecimentos concretos já pertencem ao passado . Quem tinha esperado impressionantes revelações apocalípticas sobre o fim do mundo ou sobre o curso futuro da história ficará desiludido . Fátima não nos oferece este tipo de satisfação de nossa curiosidade , o mesmo que a fé cristã não quer e não pode ser um mero alimento para nossa curiosidade . O que fica de válido já vimos de imediato ao início de nossas reflexões sobre o texto do ' segredo ' : a exortação à oração como caminho para a ' salvação das almas ' e , no mesmo sentido , a chamada à penitência e à conversão ". " Gostaria ao final de voltar ainda sobre outra palavra chave do 'segredo ', que com razão fez-se famosa : " meu Coração Imaculado triunfará ", o que quer dizer isto ? Que o coração aberto a Deus , purificado pela contemplação de Deus , é mais forte que os fuzis e que qualquer outro tipo de arma . O fiat de Maria , a palavra de seu coração , mudou a história do mundo porque ela introduziu no mundo o Salvador , porque graças a este 'sim' Deus pode se tornar homem em nosso mundo e assim permanece agora e para sempre . O maligno tem poder neste mundo , o vemos e o experimentamos continuamente ; ele tem poder porque nossa liberdade se deixa afastar continuamente de Deus ". " Mas desde que o próprio Deus tem coração humano e desse modo dirigiu a liberdade do homem para o bem , para Deus , a liberdade para o mal já não tem a última palavra . Desde aquele momento cobram todo seu valor as palavras de Jesus :
" padecereis tribulações no mundo , mas tende ânimo , eu venci ao mundo " (Jo, 16,33) . A mensagem de Fátima nos convida a confiar nesta promessa ".

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