02.04.2005 – Faleceu o Papa João Paulo II .
A notícia do falecimento do Papa, depois de uma longa agonia, chegou à Praça de São Pedro, enquanto pessoas rezavam o Rosário para acompanhar o Sumo Pontífice nos últimos momentos da sua vida.
Poucos minutos depois, começaram a dobrar os sinos da Basílica de São Pedro, após os longos aplausos da multidão, em sinal de respeito, que se seguiram ao anúncio da morte de João Paulo II.
A informação foi em primeiro lugar confirmada pelo porta-voz do Vaticano,
Joaquín Navarro Valls. «O Santo Padre morreu às 21:37 de Roma (menos uma hora na capital portuguesa), no seu apartamento privado»
Causa da morte – O papa João Paulo II morreu de choque séptico e de falência cardíaca, segundo o atestado de óbito assinado pelo médico pessoal do pontífice. "Eu certifico que sua Santidade João Paulo II morreu às 21h37 (horário local, 16h37 no horário de Brasília) de 2 de Abril de 2005, em seu apartamento no Palácio Apostólico do Vaticano, de choque séptico e falência cardiocirculatória irreversível'', informou o atestado.
Exéquias Papa João Paulo II .
Exposição do corpo do falecido Papa João Paulo II em esquife aberto, envergando vestes de Bispo de Roma e respectivas insígnias, aqui acrescidas de "pálio" (Basílica de São Pedro, Abril de 2005). O fechamento do sarcófago obedecia a um conjunto estrito de normas codificadas como a leitura solene do auto de óbito, a aposição no fundo do caixão de uma bolsinha com exemplares de moedas cunhadas durante o pontificado do papa e o resguardo do rosto com véu de seda branca.
Muitos destes procedimentos eram comuns à preparação dos corpos de monarcas, príncipes, juízes, advogados, reitores, bispos, abades, cardeais e militares de alta patente.
19.02.2006 – Trasladação dos Restos mortais da Irmã Lúcia , do Carmelo Coimbra , para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário , no Santuário de Fátima .
Trasladação :
A urna que contém o corpo da Irmã Lúcia , no Carmelo Coimbra , foi feita a Trasladação para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário , no Santuário de Fátima , ao lado da Beata Jacinta Marto no transepto lateral esquerdo . Participaram nas celebrações do dia 19 de Fevereiro de 2006 cerca da cem mil Peregrinos de mais de dez Países do Mundo , as televisões Portuguesas transmitiram em directo as cerimónias , o frio e o vento que se fizeram sentir durante todo o dia não demoveram os fieis que quiseram participar nas cerimonias que terminaram com a habitual procissão do Adeus , com o regresso com a Imagem de Nossa Senhora em Fátima que usou a coroa preciosa que tem a bala oferecida por
João Paulo II . A breve cerimónia contou com o relato da primeira Aparição , a 13 de Maio de 1917 e as que se lhe seguiram . Um momento de Oração foi presidido por D . Serafim Ferreira e Silva .
Sem comentários:
Enviar um comentário