terça-feira, 27 de março de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA



BIOGRAFIA DA VIDENTE LÚCIA DE JESUS

Quando foram registar a menina Lúcia a principal protagonista das Aparições ouve um erro de registo , um equivoco que durou quase um século , foi agora confirmado pela casa Episcopal de Coimbra . Ela dizia que tinha nascido a 28 de Março de 1907 , em Aljustrel , paróquia de Fátima mas que no registo ficou 22de Março e quando lhe perguntaram qual o dia em que celebrava os anos Ela dizia que dava Graças a Deus nos dois dias . A Igreja repõe a verdade e vai – se comemorar a data de 28 de Março de 2007 no Convento de Carmelo em Coimbra . Em 17 de Junho de 1921 , ingressou no Asilo de Vilar ( Porto ) , dirigida pelas religiosas de Santa Doroteia iniciou o Postulantado em Pontevedra , no ano de 1925 . Depois foi para Tuy , onde tomou o habito no dia 2 de Outubro de 1926 com o nome de Maria Lúcia das Dores . Fez a profissão religiosa de votos temporários em 3 de Outubro de 1928 e , em 3 de Outubro de 1934 a de votos perpétuos . em 1946 regressou a Portugal para ser integrada na casa do Sardão Vila Nova de Gaia . No dia 25 de Março de 1948 , transferiu – se para Coimbra , onde ingressou no carmelo de Santa Teresa , tomando o nome de Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado . Em 13 de Maio de 1948 , tomou o habito de Carmelita e no dia 31 de Maio de 1949 , fez a sua profissão de votos solenes . A Irmã Lúcia veio a Fátima varias vezes : em 22 de Maio de 1946 ; em 13 de Maio de 1967 ; em 1981 , para dirigir no carmelo , um trabalho pictórico sobre as Aparições ; e teve em Fátima a 13 de Maio de 1982 , 1991 3 de 2000 .Faleceu no dia 13 de Fevereiro de 2005 .

sexta-feira, 23 de março de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA



13.02.2005 – Falecimento da Irmã Lúcia .

Irmã Lúcia – A Hora da Nossa Eterna Saudade .

Em Coimbra , pelas dezassete horas e trinta minutos , após debilidade em que há meses vinha caindo , não obstante a assistência médica e técnica que lhe foi dispensada e rodeada pelas sua Irmãs Carmelitas e assistida pela Sua médica pessoal Quis Deus na Sua Infinita Bondade e Misericórdia preservar até o Dia 13 de Fevereiro de 2005 a Irmã Lúcia tal como tinha prometido a Sua e nossa Santíssima Mãe . A matéria deu lugar ao Espírito … o finito transformou – se em infinito … o efémero e relativa , no definitivo e no absoluto . Neste momento e dando resposta às perguntas que naturalmente se põem sobre as causas deste epílogo , a sua médica assistente há já longos anos disse : vejo – me obrigada a encontrar um facto causal para o óbito da nossa Irmã . Assim , a falência cardio – circulatória resultante dos Seus 97 anos foi essa a causa . Limito – me a referir que o bondoso , grande , enorme coraçãozinho da nossa querida Irmã Lúcia se cansou de bater , e encontrou pois a forma de descansar em serenamente em Paz , nos braços da Mãe que um Dia lhe anunciou ser Seu refúgio . Como vela cuja a chama no final se vai extinguido progressivamente , também Ela , na maior serenidade , rodeada dos desvelados cuidados assistenciais e de apoio ,com carinho de todas as incansáveis Irmãs da Comunidade , docemente extinguiu a combustão que mantinha o aprisionamento do Seu Espírito à materialidade do corpo .

quarta-feira, 21 de março de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA


02.04.2005 – Faleceu o Papa João Paulo II .

A notícia do falecimento do Papa, depois de uma longa agonia, chegou à Praça de São Pedro, enquanto pessoas rezavam o Rosário para acompanhar o Sumo Pontífice nos últimos momentos da sua vida.

Poucos minutos depois, começaram a dobrar os sinos da Basílica de São Pedro, após os longos aplausos da multidão, em sinal de respeito, que se seguiram ao anúncio da morte de João Paulo II.

A informação foi em primeiro lugar confirmada pelo porta-voz do Vaticano,
Joaquín Navarro Valls. «O Santo Padre morreu às 21:37 de Roma (menos uma hora na capital portuguesa), no seu apartamento privado»

Causa da morte – O papa João Paulo II morreu de choque séptico e de falência cardíaca, segundo o atestado de óbito assinado pelo médico pessoal do pontífice. "Eu certifico que sua Santidade João Paulo II morreu às 21h37 (horário local, 16h37 no horário de Brasília) de 2 de Abril de 2005, em seu apartamento no Palácio Apostólico do Vaticano, de choque séptico e falência cardiocirculatória irreversível'', informou o atestado.

Exéquias Papa João Paulo II .

Exposição do corpo do falecido Papa João Paulo II em esquife aberto, envergando vestes de Bispo de Roma e respectivas insígnias, aqui acrescidas de "pálio" (Basílica de São Pedro, Abril de 2005). O fechamento do sarcófago obedecia a um conjunto estrito de normas codificadas como a leitura solene do auto de óbito, a aposição no fundo do caixão de uma bolsinha com exemplares de moedas cunhadas durante o pontificado do papa e o resguardo do rosto com véu de seda branca.
Muitos destes procedimentos eram comuns à preparação dos corpos de monarcas, príncipes, juízes, advogados, reitores, bispos, abades, cardeais e militares de alta patente.



19.02.2006 – Trasladação dos Restos mortais da Irmã Lúcia , do Carmelo Coimbra , para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário , no Santuário de Fátima .











Trasladação :
A urna que contém o corpo da Irmã Lúcia , no Carmelo Coimbra , foi feita a Trasladação para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário , no Santuário de Fátima , ao lado da Beata Jacinta Marto no transepto lateral esquerdo . Participaram nas celebrações do dia 19 de Fevereiro de 2006 cerca da cem mil Peregrinos de mais de dez Países do Mundo , as televisões Portuguesas transmitiram em directo as cerimónias , o frio e o vento que se fizeram sentir durante todo o dia não demoveram os fieis que quiseram participar nas cerimonias que terminaram com a habitual procissão do Adeus , com o regresso com a Imagem de Nossa Senhora em Fátima que usou a coroa preciosa que tem a bala oferecida por
João Paulo II . A breve cerimónia contou com o relato da primeira Aparição , a 13 de Maio de 1917 e as que se lhe seguiram . Um momento de Oração foi presidido por D . Serafim Ferreira e Silva .

segunda-feira, 19 de março de 2007

CRONOLOGIA DE FATIMA



IRMÃ LÚCIA

Os três juntos na Basílica do Santuário de Fátima .

À semelhança dos outros dois pastorinhos, a sepultura tem a seguinte inscrição :

Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado a quem apareceu Nossa Senhora .

Falecida a 13 de Fevereiro de 2005 .

Trasladada a 19 de Fevereiro de 2006 .

segunda-feira, 12 de março de 2007

CRONOLOGIA DE FATIMA
















INAUGURAÇÃO DA BASÍLICA DA SANTISSIMA TRINDADE

13 . 10 . 07 – Inauguração da Basílica da Santíssima Trindade .

Dia 13 de Outubro de 2007-Dia de peregrinação a Fátima pelo 90ºaniversário das aparições na Cova da Iria (Ourém).Dia 13 de Outubro foi o dia da inauguração da tão já famosa ,nova Basílica do Santuário de Fátima ,a Basílica Da Santa Trindade.
A Basílica alberga cerca de 9 mil pessoas e tem á sua frente uma enorme cruz em ferro e a estátua do Papa João Paulo II.É considerada a maior Basílica do mundo religioso ,mas mesmo assim acho que não chega para tantos peregrinos como nós temos cá em Portugal .