domingo, 26 de agosto de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA

Foto do local das Aparições
28.04.1919 - Inicio da construção da Capelinha das Aparições

CAPELINHA DAS APARIÇÕES

O pedestal , onde se encontra a imagem de Nossa Senhora , marca o sitio exacto onde estava a pequena azinheira de um metro e pouco de altura , sobre o qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos nos dias 13 de Maio , Junho , Julho , Agosto , Setembro e Outubro de 1917 . esta árvore desapareceu devido à devoção dos primeiros peregrinos que levaram ramo a ramo . A construção da Capelinha , aconteceu a 28 de Abril a 15 de Junho de 1919 , em resposta ao pedido de Nossa Senhora quero que façam aqui uma Capela em minha honra . Construída em pedra e cal é coberta de telha e mede 3 , 30 metros de comprimento , 2,80 metros de largura e 2,85 metros de altura . Foi a primeira construção do actual recinto .

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

CRONOLOGIA DE FÁTIMA



20.02.1920 – Morre a vidente Jacinta Marto no Hospital de D. Estefânia , em Lisboa .

Pouco mais de um ano se passara desde a ultima aparição na Cova de Iria ,quando a Jacinta vitima da broncopneumonia , adoeceu em Dezembro de 1918 . Sem nada perder do seu fervor para fazer sacrifícios e penitencias , conforme lhes havia pedido Nossa Senhora . Um dia a Jacinta mandou chamar a Lúcia que fosse junto dela depressa e lá foi a Lúcia a correr . Jacinta disse para a Lúcia : Nossa Senhora veio – nos ver , e disse que vem buscar o Francisco muito breve para o Céu . E a mim perguntou – me se queria converter mais pecadores . Disse – lhe que sim . Disse – me que ia para um hospital , e lá sofreria muito . Que sofresse pela conversão dos pecadores , em reparação dos pecados contra o Imaculado Coração de Maria , e por amor de Jesus . Perguntei se tu ias comigo Disse – me que não isso é o que me custa mais . Disse que ia a minha mãe levar – me e depois fico lá sozinha ! Depois ficou um tempo pensativa , e acrescentou : - Se tu fosses comigo ! o que mais me custa é ir sem ti ! Se calhar o hospital é uma casa muito escura , onde não se vê nada e eu estou ali a sofrer sozinha ! mas não importa : sofro tudo por amor de Nosso Senhor , para reparar o Imaculado Coração de Maria , pela conversão dos pecadores e pelo Santo Padre . Depois ainda antes de ir para o hospital , dizia para a Lúcia – Já me falta pouco para ir para o Céu . Tu ficas cá para dizer que Deus quer estabelecer no Mundo a devoção ao Imaculado Coração de Maria . quando for para dizeres isso , não te escondas , diz a toda a gente que Deus nos concede as graças por meio do Imaculado Coração de Maria , que lhas peçam a Ela , que o Coração de Jesus quer que a seu lado , se venere o Coração Imaculado de Maria . Que peçam a Paz ao Imaculado de Maria que Deus Lha entregou a Ela . Se eu pudesse meter no coração de toda a gente o lume que tenho cá dentro no peito a queimar – me e a fazer – me gostar tanto do Coração de Jesus e do Coração de Maria !
Noutra ocasião : - Olha , sabes ? Nosso Senhor está triste porque Nossa Senhora disse para o não ofenderem mais , que já estava muito ofendido e ninguém fez caso ; continuam a fazer os mesmos pecados !
O agravamento da doença obrigou a mudança da Jacinta em Julho de 1919
Para o Hospital de Vila Nova de Ourém , onde permaneceu dois meses . Em seguida foi transportada para Lisboa , a fim de submeter a uma arriscada e dolorosa operação cirúrgica . Depois de passar algum tempo num orfanato , foi levada para o Hospital D. Estefânia . Nossa Senhora veio buscar Jacinta no dia 20 de Fevereiro de 1920 .